Home / Brasil e Mundo / Tecnologia é ferramenta, não garantia de educação, diz Karnal

Tecnologia é ferramenta, não garantia de educação, diz Karnal

Em Recife, capital de Pernambuco, o festival de inovação e tecnologia Rec’n’Play trouxe à tona debates importantes sobre a interseção da tecnologia e a educação, com destaque para a palestra do historiador e professor Leandro Karnal. Karnal, que foi a atração mais concorrida do primeiro dia do evento, discutiu os desafios da educação em um mundo hiperconectado, questionando o valor da mera disponibilidade de informações na era digital.

“Eu posso acessar tudo que está em todas as bibliotecas do mundo, todas as obras de arte, todas as músicas de qualquer cidade. Mas o que está acontecendo é que, apesar disso, não temos mais gênios literários e artísticos do que há 50 anos?”, especulou Karnal. Ele ressaltou que a tecnologia é uma ferramenta, não uma garantia para o conhecimento, e que mesmo com o acesso a vastos recursos, é necessário se esforçar para aprender: “Eu preciso sentar e ler. Eu tenho acesso aos livros da Faculdade de Direito de Recife, mas continuo como um aluno do século XIX: tendo que sentar e ler”.

Karnal também destacou a importância dos educadores desenvolverem habilidades para solucionar problemas inéditos, especialmente em um momento em que muitos alunos sabem mais sobre tecnologia do que os professores. “Pela primeira vez na história, meus alunos sabem mais do que eu. Você, professor, já pediu ajuda a um adolescente para arrumar um aparelho celular?”, comentou.

O Rec’n’Play é um evento que congrega mais de 90 mil pessoas durante quatro dias, com centenas de atividades gratuitas distribuídas em eixos como Tecnologia, Negócios, Cidades e Economia Criativa. O festival acontece no Recife Antigo, com programação que inclui workshops, painéis, shows e experiências imersivas, além de oportunidades de networking com especialistas que moldam o amanhã. A edição atual do festivaloffers uma programação vasta, com mais de 700 eventos previstos, e a expectativa é que ultrapasse o número de inscritos do ano passado.

As atividades são realizadas em 83 espaços diferentes, incluindo sete palcos e outros 37 estandes de rua. O evento é organizado pela Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco, e transforma o Bairro do Recife em um grande palco de ideias e conexões, celebrando as pessoas que estão por trás das inovações e avanços tecnológicos.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)