As duplas brasileiras Thâmela/Vic, Carol Solberg/Rebeca e Evandro/Arthur Lanci avançaram às quartas de final do Mundial de vôlei de praia, disputado em Adelaide, na Austrália, a partir da madrugada desta sexta-feira (21), no horário de Brasília. Essas duplas garantiram a classificação após vitórias nos jogos realizados na manhã desta quinta-feira (20). O Mundial está sendo transmitido ao vivo pela Volleyball World TV.
Thâmela e Vic, líderes do ranking mundial, foram as primeiras brasileiras a garantir a vaga nas quartas após uma partida emocionante contra as ucranianas Lazarenko e Romaniuk. Após vencerem o primeiro set, cederam o segundo, o que levou a decisão para o terceiro set, no qual dominaram as adversárias com parciais de 21/18, 11/21 e 15/8. Nas quartas, enfrentarão as italianas Gottardi e Orsi Toth.
A dupla masculina formada por Evandro e Arthur Lanci também avançou com uma vitória apertada sobre os suíços Krattiger e Dillier. Depois de perderem o primeiro set, os brasileiros reagiram e venceram os dois seguintes, com parciais de 22/24, 21/12 e 15/13, garantindo assim a passagem para as quartas de final. Eles devem enfrentar os suecos Åhman e Hellvig, atuais campeões olímpicos.
Na chave feminina, Carol Solberg e Rebeca mantiveram sua campanha perfeita, vencendo as alemãs Ittlinger e Grüne em sets diretos, 21/17 e 21/18. Essa conquista garantiu a entrada da dupla nas quartas, onde enfrentarão as canadenses Melissa e Brandie, vice-campeãs olímpicas, em uma partida marcada para a manhã desta sexta-feira.
Nem todas as duplas brasileiras tiveram o mesmo sucesso. As campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda precisaram abandonar a competição antes da partida das quartas de final contra a dupla norte-americana Donlin e Denaburg, devido a uma lesão ainda não especificada. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que exames médicos complementares serão realizados assim que as atletas retornarem ao Brasil. Esta desistência resultou na passagem dos adversários pelo W.O.
Além disso, a dupla masculina André e Renato foi eliminada após derrota por 2 sets a 0 para os suecos Hölting Nilsson e Elmer Andersson, com parciais de 16/21 e 14/21, encerrando a participação dos recém-formados nesta edição do Mundial.
O campeonato, que começou no dia 14 de novembro, segue até o dia 23, reunindo as principais duplas do vôlei de praia de todo o mundo, com partidas emocionantes e alto nível técnico. O avanço de três duplas brasileiras às quartas confirma a força do país na modalidade, mesmo diante de desafios e lesões inesperadas. A expectativa agora é para os confrontos decisivos, que prometem muita tensão e espetáculo nas areias australianas.

