Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse pela primeira vez em sua conta no Twitter que recomenda que seja “feito o que precisa ser feito” em relação “aos protocolos iniciais” da transição para o governo de Joe Biden.
Nesta segunda-feira (23), em acordo com a publicação de Trump, a agência federal americana responsável pela transição disse uma em carta à equipe de Joe Biden, presidente eleito, que poderia iniciar formalmente a transição entre governos.
“Eu levo esta função a sério e, por causa da questões recentes envolvendo desafios legais e certificações de resultados eleitorais, estou enviando esta carta hoje para disponibilizar esses recursos e serviços a vocês”, escreveu Emily Murphy, chefe da Administração de Serviços Gerais (GSA, sigla em inglês).
Mesmo com a sinalização para o início de uma transição entre governos, Trump não reconheceu a vitória de Joe Biden. Há mais de duas semanas, quando foram divulgadas as projeções de vitória para o democrata, o presidente republicano questiona a contagem dos votos e nega que tenha perdido as eleições presidenciais, além de dificultar os protocolos para a transferência de cargo.
Enquanto isso, a equipe de transição de Joe Biden informou que as primeiras medidas adotadas no novo governo estarão relacionadas às respostas à pandemia da Covid-19 e às questões de segurança nacional americanas.