O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (25) que a eleição para os cargos de governador e vice-governador do Rio de Janeiro será realizada de forma indireta. Desta maneira, a votação será conduzida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A confirmação ocorreu após a Corte eleitoral corrigir a certidão do julgamento que condenou o ex-governador Cláudio Castro à inelegibilidade até 2030. A correção incluiu os termos ‘novas eleições indiretas’ no documento, que anteriormente mencionava apenas ‘novas eleições’.
Na segunda-feira (23), Castro renunciou ao cargo para disputar as eleições ao Senado. O prazo de desincompatibilização termina no dia 4 de abril, seis meses antes do primeiro turno.
A eleição indireta é necessária porque o ex-vice-governador Thiago Pampolha também deixou o cargo para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do estado.
O próximo na linha sucessória seria o presidente da Alerj, o deputado estadual Rodrigo Bacellar. No entanto, ele está afastado da presidência por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo investigado em um caso envolvendo o ex-deputado TH Joias.
Atualmente, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro, exerce interinamente o cargo de governador do estado.
