Portal NegoPB

Notícia de verdade.

V Conferência da Igualdade Racial da Paraíba discute formas de enfrentamento do racismo

“O racismo é enfrentado quando agimos de maneira coletiva, movimento social e governo juntos, avançando para que políticas possam ser construídas”.  Foi o que afirmou a  secretária da Mulher e da Diversidade Humana ao abrir, nessa quinta-feira (3), a V Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial da Paraíba realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Paraíba (Cepir), no Teatro Paulo Pontes no Espaço Cultural, em João Pessoa.  


 
O evento termina nesta sexta-feira (4) com a realização da eleição dos delegados e aprovação do relatório final da conferência. No total, 53 municípios participaram da conferência, que acontece de forma híbrida. 
 
O coordenador de Políticas para População Negra e Indígena da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, Antônio Carlos da Silva Barros, fez a palestra inaugural do evento sobre “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa”. Ele disse que ações afirmativas da identidade negra são fundamentais na conjuntura atual de enfrentamento do racismo estrutural. O rapper João Carlos Júnior fez uma participação especial com músicas de sua autoria.
 
A representante do Cepir-PB,  Leandra Cardoso, e  a índígena Potiguara, Sanderline Ribeiro dos Santos, representante das  comunidades tradicionais e povos originários participaram da abertura desta quinta edição com o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todas/os nós”.
 
O evento tem o objetivo de promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento do racismo e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa, além de  promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais.
 
Nacional – A V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que aconteceria em Brasília durante o mês de maio, foi cancelada, mas a  Paraíba manteve a data da estadual para garantir que a eleição dos delegados fosse mantida, além de viabilizar que a população negra e os demais grupos étnico-raciais discutam e pensem a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.  

Previous post Podemos-PB pede expulsão do Deputado Arthur do Val após apuração de conduta
Next post Governador João Azevêdo entrega novo restaurante popular em Monteiro com capacidade para mais de mil refeições diárias
Fechar
Menu