Home / Brasil e Mundo / Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro

Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro

O Ministério da Saúde anunciou as diretrizes para a utilização da nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única produzido integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. As primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e em visitas domiciliares, priorizando a proteção dos trabalhadores que lidam diretamente com o atendimento inicial dos casos de dengue. A expectativa é que essas doses estejam disponíveis até o fim de janeiro de 2026.

A campanha de vacinação deverá avançar gradualmente para o público geral, começando pelos adultos mais velhos, a partir de 59 anos, até atingir a faixa etária dos 15 anos. Esse escalonamento foi definido com base em critérios técnicos e no perfil epidemiológico do país, discutidos pela Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI). A ampliação da oferta das vacinas será possível graças a uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, responsável pela produção em maior escala e transferência de tecnologia.

Uma parte das doses também será utilizada em uma estratégia piloto em Botucatu (SP), onde toda a população de 15 a 59 anos deverá ser vacinada mais rapidamente para avaliar o impacto da vacinação em massa no controle da doença. A meta é que a adesão entre 40% e 50% do público-alvo possa gerar um efeito significativo na redução dos casos.

A vacina desenvolvida pelo Butantan é tetravalente, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, e apresenta eficácia de 74,7% contra a forma sintomática da doença em pessoas de 12 a 59 anos, e 89% contra casos graves e com sinais de alarme, conforme dados apresentados à Anvisa, que concedeu o registro do imunizante. Esse desenvolvimento representa um avanço significativo no combate à dengue no país, por ser o primeiro imunizante de dose única neste segmento.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece uma outra vacina contra a dengue, produzida por um laboratório japonês, aplicada em duas doses e destinada a adolescentes entre 10 e 14 anos, com mais de 7,4 milhões de doses aplicadas desde 2024. A nova vacina do Butantan será adicionada complementarmente à estratégia atual, estendendo a imunização para faixas etárias mais amplas e profissionais da saúde. O Ministério da Saúde garantiu a compra de 9 milhões de doses dessa vacina para 2026, com previsão de outras 9 milhões para 2027.

Apesar da redução de aproximadamente 75% nos casos de dengue em 2025, o ministério reforça a importância de continuar as medidas preventivas tradicionais, como o controle dos criadouros do mosquito transmissor, para garantir a efetividade no combate à doença.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)