Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Pesquisa Real Time Big Data: João Azevêdo abre vantagem no 2° turno e chega a 56% dos votos válidos

O atual governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) abriu vantagem no segundo turno das eleições para o cargo de governador na Paraíba, chegando a 56% dos votos válidos, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (18). O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) tem 44% das intenções de voto segundo mesmo levantamento. Ainda, 7% dos eleitores disseram que votam nulo ou em branco. 6% não sabem ou não responderam.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

O instituto ouviu mil pessoas entre os dias 15 e 17 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Record TV e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-08944/2022.

Entre os entrevistados, 53% são mulheres e 47%, homens. Das pessoas ouvidas, 14% têm nível superior completo. Outros 36% cursaram até o ensino médio e 50% estudaram até o ensino fundamental.

Esta pesquisa ainda não apurou os efeitos do debate da TV Arapuã, filiada da Rede TV, que aconteceu ontem, segunda-feira (17), sobre o público. Ainda ontem o IPEC registrou a primeira pesquisa com intenções de voto para governo da Paraíba neste segundo turno. A pesquisa trará a intenção de voto para governo após 15 dias do início do guia eleitoral de rádio e televisão no segundo turno, com nomes consolidados e posicionamentos políticos dos adversários do primeiro turno oficializados. A sondagem realizada pelo IPEC (antigo IBOPE) foi contratada pela TV Cabo Branco e será divulgada nesta quinta-feira (20).

Previous post Procon-PB realiza Mutirão de Renegociação de Dívidas em Itabaiana
Next post Justiça manda Wallber Virgolino publicar direito de resposta de João Azevêdo em suas redes sociais após fake news do banheiro unissex
Fechar
Menu