Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer

Uma revolução no diagnóstico do Alzheimer pode estar ganhando forma no Brasil. Estudos recentes liderados por cientistas brasileiros, com apoio do Instituto Serrapilheira, demonstram que a proteína p-tau217, detectada por exame de sangue, é hoje o biomarcador mais promissor para identificar a doença de Alzheimer, abrindo caminho para um método rápido, não invasivo e possível de ser aplicado em larga escala no Sistema Único de Saúde.

A pesquisa, que envolveu 23 cientistas — oito deles do Brasil, incluindo Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Wagner Brum, aluno de doutorado também da UFRGS —, analisou mais de 110 estudos internacionais, reunindo dados de cerca de 30 mil pessoas. Os resultados são claros: a dosagem de p-tau217 no sangue não apenas distinguiu com alta precisão pacientes saudáveis daqueles com Alzheimer, como apresentou nível de confiabilidade acima de 90%, padrão exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até hoje, os métodos disponíveis para o diagnóstico definitivo de Alzheimer no Brasil eram o exame do líquor, que exige punção lombar — procedimento invasivo, dependente de estrutura hospitalar e especialização médica — e o exame de imagem (PET), altamente dispendioso, restrito a centros especializados e de difícil acesso para a maior parte da população. Antes da chegada desses exames, o diagnóstico dependia basicamente da avaliação clínica dos sintomas, o que, na prática, atrasava e dificultava a confirmação da doença, principalmente nos estágios iniciais, justamente quando intervenções podem ter maior impacto.

Agora, o teste de sangue representa uma alternativa viável e revolucionária. “Tanto o exame de líquor quanto a tomografia podem ser solicitados pelo médico para o diagnóstico da doença de Alzheimer assistido por biomarcadores. O problema é que quando pensamos num país como o Brasil, continental, com 160 milhões de pessoas que dependem do SUS, como vamos fazer esses exames em larga escala? Uma punção lombar necessita de infraestrutura, experiência e normalmente é o neurologista que faz. Já o exame de imagem é muito caro para usar no SUS em todo o país”, explica Eduardo Zimmer.

A p-tau217, uma variação da proteína tau que sofre fosforilação no cérebro na presença das placas de beta-amiloide — um dos principais mecanismos patológicos do Alzheimer —, pode ser detectada no sangue de pacientes antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas, permitindo um diagnóstico precoce, fundamental para o manejo da doença. Além disso, a acurácia do teste se mostrou superior a exames clínicos tradicionais e equivalente à dosagem da p-tau217 no líquor, considerada padrão ouro pelos cientistas.

Um avanço adicional: os resultados foram replicados por grupos independentes, como o Instituto D’Or e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, comprovando a eficácia do biomarcador em populações brasileiras distintas, o que fortalece a confiabilidade do teste em diferentes cenários sociais e genéticos do país.

Com números que indicam mais de 1,8 milhão de brasileiros vivendo com Alzheimer em 2024 — e projeção de que esse número pode triplicar até 2050 —, a expectativa é que o exame de sangue torne-se rotina não apenas no SUS, mas em consultórios de atenção primária, democratizando o acesso ao diagnóstico de uma doença ainda sem cura, mas atualmente tratável nos estágios iniciais. O objetivo dos pesquisadores agora é trabalhar para garantir que o teste seja incorporado ao sistema público, permitindo intervenções mais precoces e acompanhamento da doença de forma mais ampla e acessível.

O resultado prático, após décadas de avanços discretos e desafios logísticos, é que o diagnóstico de Alzheimer pode se tornar tão simples quanto um exame de sangue de rotina. A ciência brasileira, alinhada ao esforço internacional, está transformando esse cenário em uma esperança realista para milhões de pessoas que, mesmo sem sintomas, podem se beneficiar do diagnóstico precoce e das terapias mais modernas disponíveis.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Mauricio de Sousa é homenageado na abertura da Mostra de Cinema de SP
Next post Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Fechar
Menu