Depois de uma tarde de sexta-feira marcada por sol e calor no estado de São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta para uma mudança drástica no tempo, que deve provocar temporais em várias cidades do estado entre a noite de sexta-feira (17) e o próximo domingo (19). As chuvas previstas são de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diversas regiões.
Essa mudança é resultado do avanço de uma frente fria associada à umidade vinda da Amazônia, conforme informado pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do estado. As condições de instabilidade já começaram a se manifestar em cidades como Ribeirão Preto, Cravinhos, Serra Azul, São Simão e áreas que fazem divisa com o estado de Minas Gerais. No aeroporto de Ribeirão Preto, foi registrado um vento de 48,2 km/h por volta das 16h, e os acumulados de chuva até então chegaram a 19 mm.
As chuvas previstas podem causar alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de pequenos córregos, principalmente em áreas mais vulneráveis. As temperaturas devem variar entre mínimas de 7°C e máximas de 34°C pelo território paulista, com sensação térmica mais baixa nas áreas de maior altitude.
Na região metropolitana de São Paulo, a temperatura mínima prevista é de 11°C, com máxima de até 26°C. Na Baixada Santista, as temperaturas variam entre 16°C e 25°C, também com condições para tempestades. Na Serra da Mantiqueira, as temperaturas são ainda mais baixas, variando entre 7°C e 22°C, com possibilidade de granizo isolado.
O litoral norte é a região com condições mais preocupantes, com chuvas mais intensas e rajadas de vento mais fortes previstas. Ventos de forte a muito forte intensidade ao longo de todo o litoral paulista podem causar ressacas, agitação marítima e riscos para navegação de pequenas embarcações.
A Defesa Civil alerta a população para que não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a placas ou estruturas metálicas e evite áreas alagadas.

