Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Vice-governadora participa de comemoração de aniversário das relações Brasil e China

A vice-governadora Lígia Feliciano participou, por videoconferência, nesta segunda-feira (17), da comemoração dos 46 anos das relações diplomáticas China-Brasil e do Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, ambos comemorados no dia 15 de agosto. Na ocasião, houve o lançamento pelo Consulado chinês no Recife da edição especial de Amizade China-Brasil da Revista Nordeste. 
 
Lígia Feliciano destacou a cooperação bilateral entre os dois países, que se aproximam cada vez mais na economia, na ciência, na tecnologia e na cultura e enfatizou a inserção da Paraíba e do Nordeste nessa parceria estratégica. De 2010 a junho de 2020, o volume de comércio entre a China e a Paraíba superou US$ 1,4 bilhão. 
 
“O governador João Azevêdo tem destacado que a formulação de políticas de inserção internacional do nosso Estado privilegia a cooperação internacional para o desenvolvimento, por meio do estabelecimento de parcerias em áreas estratégicas como cultura, ciência e tecnologia, pavimentando, assim, o caminho para o estabelecimento de relações comerciais e da atração de investimentos produtivos para a Paraíba”, ressaltou Lígia Feliciano. 
 
A vice-governadora lembrou que, em julho de 2019, liderou uma comitiva de paraibanos, em visita de oito dias à China, com secretários estaduais e municipais, diretores de autarquias e empresários. Em Pequim, a delegação se reuniu na Embaixada do Brasil na China, no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e na China General Nuclear Power Corporation (CGN), empresa que atua na área de energia, por todo o mundo.
 
“Na ocasião, me reuni com o presidente da empresa, Mr. Chen, e discutimos o protocolo Brasil-China com vistas à implantação do estaleiro de reparos em Lucena com perspectiva de injetar R$ 3,5 bilhões na economia do estado durante a construção e gerar seis mil empregos. Conversamos também sobre disponibilidade de mão-de-obra qualificada e equipamentos para o estaleiro a ser instalado na Paraíba”, reforçou. 
 
Lígia Feliciano ainda afirmou que Brasil e China, como as maiores economias de seus respectivos hemisférios, têm juntos um papel relevante na construção de um mundo mais estável e mais equilibrado, com foco na superação dos desafios econômicos e sociais.
 
A vice-governadora parabenizou pelas celebrações e convidou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming , e Cônsul Geral da China no Recife,  Yan Yuqing, e empresários chineses para que visitem a Paraíba a fim de estreitar as relações com o Estado.  Eles aceitaram o convite e vão participar de encontros e seminários com autoridades e empresários paraibanos após a pandemia. 
 
Em seu pronunciamento, o embaixador Yang Wanming assinalou a importância das relações diplomáticas entre os dois países. “A revista é uma ótima forma de comemorar os 46 anos das nossas relações diplomáticas e o Dia de Imigração. Nesse tempo, graças aos esforços de várias gerações e cooperação política, os intercâmbios estão cada vez mais próximos”, frisou o embaixador. Além das relações diplomáticas entre China e Brasil, a Revista Nordeste aborda  a imigração chinesa, o apoio no enfrentamento da Covid-19 e os investimentos do governo chinês nos estados nordestinos.
 
Participaram também da videoconferência o Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari, Marida Eduarda Câmara e Raquel Cavalcanti, da área de Relações internacionais da Cinep, além dos governadores Wellington Dias, do Piauí; Camilo Santana, do Ceará; e Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Redação NEGOPB com SECOM

Previous post Mais de 98 mil paraibanos participaram das plenárias virtuais do Orçamento Democrático Estadual
Next post Funcionários dos Correios entram em greve em todo o país
Fechar
Menu