Em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena avança políticas habitacionais por meio dos programas Compra Assistida e Cuidar do Lar. Nesta terça-feira (27), ele, acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra, visitou famílias beneficiadas, celebrou mais de 700 unidades contempladas pelos dois programas e assinou novos contratos.
No âmbito do Compra Assistida, 421 unidades foram contratadas. Destas, 250 estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), beneficiando famílias do Bairro São José, enquanto 177 integram o programa João Pessoa Sustentável, destinado aos moradores do Complexo Beira Rio. Ao todo, 277 imóveis já foram entregues, escolhidos pelas próprias famílias, com valor de até R$ 115 mil. A Prefeitura também cobre as despesas de documentação e facilita a mudança dos beneficiários.
Durante a assinatura de 19 novos contratos, o prefeito explicou que, pela Secretaria de Habitação, 110 unidades já foram entregues e 35 estão em fase final de conclusão, totalizando 145 imóveis dos 250 previstos no Compra Assistida. Pelo João Pessoa Sustentável, 132 unidades estão pagas e 111 famílias já receberam a documentação de titularidade.
O prefeito destacou que o Compra Assistida tem como objetivo atender pessoas residentes em áreas de risco, com a proposição de oferecer aquisição com regularização documental, dentro dos limites orçamentários de cada caso, assegurando a documentação definitiva do imóvel escolhido.
Sobre o Cuidar do Lar, a secretária Municipal de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que podem participar famílias com renda de até dois salários mínimos, possuidoras de imóvel próprio em João Pessoa e que vivam em áreas de risco. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e pela plataforma Prefeitura Conectada. A pasta informou que o programa, premiado nacionalmente pelo impacto na qualidade de vida, passará de oito para 11 salários mínimos e terá o valor investido na reforma do imóvel ampliado.
Ela enfatizou o foco no bem-estar da população mais vulnerável, destacando que muitas pessoas desejam não apenas uma casa, mas um lar próprio. A Prefeitura busca oferecer condições para que as famílias tenham moradia digna, com reforma completa do lar para assegurar conforto e segurança.
Vida nova para as famílias beneficiadas – Luciene do Nascimento, diarista, deixou de morar em área de risco no Bairro São José para viver com segurança no Residencial Jardim América, Ernani Sátiro, como parte do Compra Assistida. Ela afirmou que pôde escolher o apartamento e que a estrutura foi coberta pela Prefeitura.
Na comunidade Gauchinha, no Costa e Silva, o aposentado Antônio Rodrigues e a esposa Lúcia Rodrigues comemoraram a reforma do lar. Eles relataram que não tinham condições de reformar a casa e agradeceram pela melhoria, dizendo que a reforma deixou tudo novinho.