Ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro começam na Marquês de Sapucaí

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial que participarão do carnaval deste ano têm início nesta sexta-feira (30), a partir das 21h, na Marquês de Sapucaí. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), cada escola realizará dois ensaios técnicos no Sambódromo, com estrutura idêntica à dos desfiles oficiais, incluindo luz, som e operação de pista em pleno funcionamento. A entrada para o público é gratuita.

Como novidade, a Liesa incluiu os desfiles das escolas mirins na programação dos ensaios técnicos do Grupo Especial, em três datas diferentes. Essa inclusão reforça o papel das escolas mirins na formação de novos sambistas e na renovação do carnaval carioca.

Os ensaios se estendem até 8 de fevereiro, ocorrendo sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. As agremiações se reúnem em treinos abertos ao público, que já pode sentir o clima do que será apresentado no Carnaval 2026.

O carnaval deste ano contará com três dias de desfile do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. As apresentações das escolas estão programadas para domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17).

Fonte: Agência Brasil