O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, empossou nesta quarta-feira (11) 48 novos agentes de mobilidade urbana, parte dos 100 aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura. Os novos agentes compõem a segunda turma de formação e já atuarão no desfile do bloco das Muriçocas do Miramar, reforçando as operações para as prévias carnavalescas na capital.
Durante a cerimônia no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, Cícero Lucena fez um balanço positivo das festividades realizadas até o momento, destacando uma pesquisa de satisfação que revelou um índice de aprovação de 90% entre os participantes dos eventos promovidos pela prefeitura. O prefeito também deu as boas-vindas aos novos agentes, reafirmando o compromisso com o concurso público.
“A organização de eventos, um dos pilares para a boa avaliação da Prefeitura, também merece destaque, especialmente pelo trabalho da equipe envolvida. As pesquisas de satisfação realizadas após eventos como o Réveillon, bem como em outros momentos, revelaram índices de aprovação excepcionais, chegando a 90% ou mais entre os participantes. Os questionários abordaram aspectos como trânsito, organização, atrações, segurança e lazer. Da mesma forma, pesquisas conduzidas na área da Saúde, abrangendo Unidades Básicas e UPAs, revelaram resultados positivos”, celebrou o prefeito, assegurando que vai chamar os demais aprovados gradativamente até completar as 100 vagas.
Os 48 novos agentes passaram por uma formação conforme as diretrizes da legislação de mobilidade urbana, com foco no atendimento à população. Eles concluíram um curso de formação de 200 horas/aula, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, que incluiu disciplinas como Prática Operacional, Conduta Ética, Psicologia e Legislação de Trânsito.
O vice-prefeito Leo Bezerra destacou a melhoria nas condições de trabalho, mencionando que “encontramos uma estrutura precária, com veículos defasados, a exemplo da própria Semob e Guarda Municipal, em grande parte, inativa. Os servidores, antes, sentiam constrangimento em usar os uniformes. Hoje, celebramos o orgulho de pertencer. Vocês notarão isso a partir de hoje, ao atuarem nas ruas de João Pessoa. Observarão o orgulho da população, que reconhece o trabalho em prol de seus filhos, netos, pais e mães”.
O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcílio do HBE, lembrou que o prefeito Cícero Lucena garantiu uma bolsa no valor de um salário mínimo aos novos agentes durante a formação, que teve duração de 30 dias. “São todos bem-vindos e quem ganha é a cidade de João Pessoa, a nossa sociedade, que está contando, cada vez mais, com profissionais preparados e capazes”, afirmou.
Entre os novos agentes, Jonatas Lopes expressou sua prontidão para servir à população. “Foi uma longa jornada e agora me sinto preparado para essa missão, junto com meus colegas de turma. É muito gratificante ingressar no serviço público após o nosso esforço, de estudar e se capacitar. Agradecer ao prefeito pela oportunidade do concurso, e agora é servir a população, dando o meu máximo”, afirmou o agente, que falou em nome de toda a turma durante a solenidade.