Museu do Futebol lança audioguia inovador para deficientes visuais

O Museu do Futebol lançou oficialmente o audioguia ‘Futebol é Mais’, um projeto inédito de audiodescrição dramatúrgica voltado para pessoas com deficiência visual. O objetivo é aumentar a acessibilidade na nova exposição principal da instituição.

Disponível desde o segundo semestre de 2025, o audioguia agora conta com versões em inglês e espanhol. Ele adota o formato de um programa de rádio, conduzido por dois âncoras e uma repórter, que guia os visitantes pelo percurso expositivo.

Georgea Rodrigues, audiodescritora e diretora da Inclusive Acessibilidade, explicou que o projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos. A escolha pelo formato de rádio busca agregar valor à audiodescrição, um meio amplamente consumido por deficientes visuais. O material também visa alcançar um público maior, permitindo que pessoas sem deficiência visual compreendam como essas imagens são construídas através da audiodescrição.

A nova ferramenta do Museu do Futebol permite que os visitantes conheçam fatos marcantes sobre ídolos do futebol brasileiro, como Pelé e Marta. O audioguia informa que Pelé se tornou verbete de dicionário, enquanto revela que Marta jogou descalça e usou cabeças de boneca como bola durante sua infância em Alagoas.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais