Ativista Thiago Ávila é detido em Buenos Aires ao desembarcar com família

O ativista pelos direitos humanos Thiago Ávila, conhecido por sua atuação em defesa da causa Palestina, foi detido nesta terça-feira (31) em Buenos Aires, ao desembarcar com sua esposa e filha em um dos aeroportos da capital argentina.

De acordo com relatos de apoiadores e de sua companheira, Laura Souza, compartilhados nas redes sociais, Ávila teve a entrada no país negada. Ele participaria de atividades relacionadas à Global Sumud Flotilla, organização da qual é dirigente.

A Global Sumud Flotilla Brasil informou que Ávila, sua esposa e filha foram parados pela polícia no Aeroparque Jorge Newbery. O ativista foi separado de sua família por alegações de problemas com o passaporte e informado que não seria bem-vindo na Argentina.

O presidente argentino, Javier Milei, conhecido por sua defesa do Estado de Israel, ainda não se manifestou sobre o ocorrido. Segundo relatos, a ordem de detenção teria vindo do alto escalão do governo argentino.

Thiago Ávila se recusou a ser deportado de volta ao Uruguai e, após negociações, foi levado ao Aeroporto de Ezeiza, de onde partirá para Barcelona nesta quarta-feira (1º), conforme sua viagem já planejada.

No ano passado, Ávila e outros ativistas foram capturados por forças israelenses ao tentarem chegar à Faixa de Gaza, gerando grande repercussão internacional. Eles foram liberados após denúncias de tortura durante a detenção.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais