No lugar do antigo terreno do aeroclube está sendo construído o “Parque da Cidade”.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) oficialmente encerrou as atividades do antigo Aeroclube de João Pessoa, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24). A decisão pôs fim à autorização para exploração de aeródromo civil público, devido à renúncia do autorizatário.
Uma parte do terreno do antigo Aeroclube foi transferida para a Prefeitura de João Pessoa em 2021, onde será construído o “Parque da Cidade”, de acordo com o projeto apresentado em agosto de 2022. O novo espaço terá diversos equipamentos, como quadras de tênis de praia, vôlei e basquete, ciclovia, pista de corrida e patinação, espaço coberto para realização de eventos como exposições, feiras culturais e atividades de educação ambiental.
A Anac suspendeu a autorização outorgada à associação Aeroclube da Paraíba, em 2007, devido à manifestação unilateral, irrevogável e irretratável do autorizatário, pelo seu desinteresse em manter a autorização para exploração do Aeródromo.
A doação de parte do terreno do Aeroclube para a prefeitura foi feita por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com os antigos proprietários, que ainda detêm 17,5% do espaço.
O projeto do “Parque da Cidade” prevê uma área de 25 hectares, com instalações como ciclovia, quadra de tênis, de futebol society, tênis de praia, pista de skate e patinação, viveiro, academia ao ar livre, parquinho, espaços para eventos, piqueniques, lagos, decks, mirantes elevados e outros espaços de convivência.
História do Aeroclube da Paraíba
O agora extinto Aeroclube da Paraíba, fundado em 1940, foi um importante aeródromo para o estado e para a capital João Pessoa, em especial para os que necessitavam de pouso na região, principalmente as aeronaves de pequeno porte, colocando em conta que o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, o único operante na região, fica localizado a 7,5 quilômetros do centro da cidade de João Pessoa, na vizinha Santa Rita.
Nele, também operava a Escola de Aviação Civil da cidade, conhecida no âmbito interestadual por seus cursos de piloto privado e paraquedismo, além de realizar eventos e ações filantrópicas.
Novo Aeroclube da Paraíba
O novo Aeroclube da Paraíba será construído na cidade de São Miguel de Taipu, a cerca de 60km da capital, com acesso por meio da PB-082. A obra teve início em dezembro do ano passado em um espaço de 50 hectares que, além de receber pousos e decolagens, será utilizado como equipamento para formação de pilotos e paraquedistas, comissários de bordo, mecânicos de aeronaves e operadores de drones, parapente e paramotor.