O dia 5 de julho se tornou mais uma data amarga para os torcedores brasileiros, marcando a eliminação precoce do Brasil da Copa do Mundo de 2026. A seleção foi derrotada por 2 a 1 pela Noruega em Nova Jersey, nos Estados Unidos, nas oitavas de final do torneio.
Com essa derrota, o Brasil mantém um tabu incômodo de não vencer uma equipe europeia em partidas eliminatórias de Mundial desde 2002, quando superou a Alemanha na final. Além disso, a seleção brasileira nunca conseguiu vencer a Noruega, acumulando agora três derrotas e dois empates.
A estrela norueguesa Erling Haaland foi decisiva, marcando dois gols no segundo tempo e elevando sua contagem para sete na Copa, igualando-se a Kylian Mbappé e Lionel Messi na artilharia. O próximo adversário da Noruega será decidido entre Inglaterra e México.
O Brasil, por sua vez, enfrenta sua pior campanha em Copas desde 1990, quando também foi eliminado nas oitavas. A seleção canarinho completará 28 anos sem um título mundial até 2030, o maior jejum desde sua primeira vitória em 1958.
Durante a partida, o técnico Carlo Ancelotti fez mudanças na equipe, incluindo a entrada de Gabriel Martinelli no lugar de Lucas Paquetá, lesionado. A Noruega começou pressionando e teve um gol anulado por impedimento. O Brasil teve chances de marcar, incluindo um pênalti perdido por Bruno Guimarães.
No segundo tempo, Ancelotti fez mais substituições, mas as oportunidades desperdiçadas custaram caro. Haaland marcou de cabeça aos 34 minutos e ampliou em um contra-ataque aos 44. Neymar ainda converteu um pênalti nos acréscimos, mas não foi suficiente para evitar a eliminação.
