Cabedelo aderiu ao consórcio de municípios criado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para compras de vacinas contra a Covid-19. A ação foi anunciada pelo prefeito Vitor Hugo nesta terça-feira (02).
Com a adesão, a cidade poderá negociar diretamente com laboratórios para a compra de imunizantes. Segundo dados do Portal de Transparência Covid, Cabedelo já imunizou 2.103 pessoas do 1º grupo prioritário. Atualmente, a campanha segue com a imunização dos idosos acima de 75 anos.
“Essa medida é muito importante para seguirmos vacinando nossa população e avançando na guerra contra essa doença. Com o poder de compra de imunizantes, poderemos garantir não só a vacinação dos grupos prioritários, como de todos, com segurança, organização e planejamento. Já nos adiantamos, comprando antecipadamente os insumos necessários para a vacina, como seringas e agulhas, e agora, com essa adesão ao consórcio, poderemos dar um passo adiante nessa luta”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
O Projeto de Lei com a proposta de adesão ao consórcio deve ser enviado à Câmara Municipal para aprovação.
Sobre o consórcio – O consórcio de municípios foi criado pela FNP como uma alternativa à lentidão do governo federal em adquirir as vacinas contra a covid-19. Atualmente, 460 prefeituras faze parte do movimento, entre eles, 18 capitais, a exemplo de Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Na última semana, o Supremo Tribunal Federal autorizou estados e municípios a comprarem vacinas caso o governo federal descumpra o plano nacional de vacinação ou o volume de doses seja considerado insuficiente para determinada região.
A previsão é que o consórcio seja constituído, legalmente, até o dia 22 de março para, depois disso, iniciar a comprar dos imunizantes..