COMEÇOU: João Azevedo e Ronaldo Guerra abrem as discussões sobre candidaturas a prefeito e vice no Cidadania. Bruno Farias tenta se viabilizar na Capital.

Foto: Divulgação/Cidadania

Quem acompanhou o noticiário político de ontem para hoje, viu que o Cidadania (partido do Governador João Azevedo) começou a se mexer no tabuleiro político, principalmente no que se refere às grandes Cidades do Estado.

Segundo o Blog do jornalista Marcone Ferreira, o Presidente Estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra (que também é Chefe de Gabinete do Governador), afirmou que vai “começar a discussão e escolha das pré-candidaturas a prefeito na Paraíba, em especial, nas principais cidades paraibanas”.

Isso significa que nos próximos dias o partido Cidadania deve definir as candidaturas que vai lançar e/ou apoiar em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

Nesse sentido, o Governador João Azevedo concedeu entrevista no início da tarde desta terça-feira (07) a Rádio Arapuan FM, em João Pessoa, e garantiu que a sigla terá candidatos em 175 municípios paraibanos, nas eleições deste ano. Disse ainda que o objetivo do partido é eleger cerca de 2 (dois) mil vereadores no Estado.

Indagado sobre as candidaturas em João Pessoa e Campina Grande, o Governador foi enfático:

“Tudo na hora certa e aonde o partido puder ter candidato na cabeça de chapa, terá, e aonde isso não for possível, faremos alianças. Porque política se faz com diálogo e não com imposições”, arrematou, deixando claro que ainda não tem definição de candidatura própria no partido e abrindo espaço para diálogo com candidaturas já postas.

Aproveitando o início das discussões, o Vereador de João Pessoa Bruno Farias, que também é Presidente do Cidadania na Capital, afirmou que a base do partido em João Pessoa expressa a vontade de ter candidatura própria para disputar o pleito de 2020, e que nessa linha, coloca o seu nome à disposição do partido para a postulação.

Há controvérsias.

Segundo apurou a reportagem do Portal NegoPB, existem duas teses em disputa, hoje, no Cidadania da Capital.

Uma delas é a de candidatura própria, capitaneada pelo Vereador Bruno Farias e seguida por alguns seguimentos do partido.

A outra tese é de composição. Essa, defende que o partido se agrupe a uma das candidaturas já postas, avaliando o projeto de cada uma e o nível de competitividade, para que se possa formar uma grande frente com a base aliada do Governo e sair com a vitória nas eleições. Fortalecendo o grupo para as eleições de 2022.

Nessa última tese, já tem até quem defenda abertamente nomes que poderiam vir a receber o apoio do Cidadania e do Governador João Azevedo.

Foto: Reprodução/arquivo pessoal

É o caso de “Beto Pirulito”, aliado do Governador João Azevedo e filiado ao Cidadania/JP. Beto também é sobrinho do Ex- Senador Cícero Lucena e defende abertamente essa aliança de João e Cícero.

Se esse será o caminho, ninguém sabe.

Tanto Cícero, quanto Cartaxo, e o próprio João, evitam falar mal um do outro. O que leva a crer que nos bastidores pode haver algum entendimento.

Por enquanto, nada de concreto.

Mas o jogo começou! Aguardemos.

Redação