Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Desafio dos professores é chamar atenção dos estudantes durante aulas

O ensino da fórmula de Bhaskara, tão conhecida no Brasil como método para resolver equações do segundo grau, tem ganhado um toque inovador para tornar o aprendizado mais leve e eficaz. Na zona oeste do Rio de Janeiro, o professor Marcos Nunes, do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, aposta em uma abordagem diferente: ensinar a fórmula cantando ao ritmo de “Halo”, música da cantora Beyoncé, enquanto os estudantes acompanham com batucadas improvisadas nas mesas e cadeiras. Essa estratégia visa motivar os alunos de forma descontraída e memorável, facilitando a fixação de um conteúdo que tradicionalmente é visto como complicado.

A fórmula de Bhaskara, que expressa a solução da equação do segundo grau por meio da fórmula (x = frac{-b pm sqrt{b^2 – 4ac}}{2a}), tem sua origem em métodos matemáticos desenvolvidos por estudiosos indianos há mais de mil anos. O próprio Bhaskara, matemático e astrônomo indiano do século XII, não foi o criador da fórmula, mas trabalhou em métodos algébricos para resolver equações quadráticas, baseando-se em conhecimentos anteriores, especialmente do matemático Sridhara. A popularização do nome “fórmula de Bhaskara” no Brasil data da década de 1960, associada à utilização de seu nome em livros didáticos, prática que é única no país — internacionalmente, essa fórmula é frequentemente chamada de fórmula quadrática.

Esse movimento para dinamizar o ensino surge em um contexto em que no Brasil os professores gastam em média 21% do tempo de aula apenas para manter a ordem e a concentração dos alunos, o que significa que uma hora de cada cinco de aula é dedicada a tentar captar a atenção da turma. Marcos Nunes reconhece a dificuldade, mas acredita que tornar as aulas mais lúdicas e interativas, como integrar música e ritmo no processo de aprendizagem, pode aumentar o engajamento e a retenção dos conteúdos, transformando a educação matemática em uma experiência mais envolvente e eficaz.

Essa inovação reflete uma busca constante por metodologias que superem os desafios da sala de aula contemporânea, combinando tradição e criatividade para facilitar a compreensão de conceitos abstratos através de formas inovadoras de ensino. Assim, a fórmula de Bhaskara deixa de ser apenas uma sequência de letras e números e passa a ser uma canção que ajuda os alunos a internalizarem a matemática de maneira prazerosa e memorável.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Rádio Nacional transmite as emoções de Fortaleza e Vasco
Next post Domínio da matemática é instrumento de poder, diz presidente do Impa
Fechar
Menu