Desempenho insuficiente em cursos EaD preocupa MEC

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que 53,1% dos concluintes de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância (EaD), em 2025, tiveram desempenho insuficiente no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas do ano passado.

Entre todos os formandos, 40% estudaram em cursos presenciais e 60% em cursos de EaD. O levantamento aponta que os concluintes de cursos presenciais apresentaram desempenho superior, com 73,9% avaliados como proficientes, atingindo o nível adequado de conhecimento.

Em coletiva em Brasília, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou medidas regulatórias recentes, como a extinção de todos os cursos de licenciatura EaD até maio de 2027. Ele afirmou que os alunos matriculados nesses cursos não poderão migrar para outros e que haverá uma transição para formatos semipresenciais ou presenciais.

O Conceito Enade, indicador de qualidade do Inep, avalia cursos de graduação com base no desempenho dos estudantes concluintes. Os resultados mostram que, dos 4.547 cursos avaliados, 56,8% alcançaram desempenho de pelo menos 60% da prova. No entanto, 35% dos cursos ficaram nas classificações mais baixas.

Entre os cursos com conceito Enade insatisfatório, 682 são a distância e 1.048 presenciais. A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, destacou a importância dos resultados para a fiscalização do ensino superior no país.

Os cursos com conceitos Enade 1 e 2 terão seus desempenhos monitorados pelo MEC, conforme a Portaria MEC nº 381/2025, que estabelece regras para a oferta de cursos de graduação a distância. A renovação automática de reconhecimento de cursos será suspensa.

O balanço oficial do Enade mostra que estudantes de instituições públicas federais e estaduais obtiveram os melhores resultados, com 75,9% dos concluintes de pública federal e 73,3% de pública estadual avaliados como proficientes.

Pela nova política de educação a distância, todos os cursos de licenciatura deverão ser ofertados exclusivamente nos formatos presencial ou semipresencial, com extinção dos cursos EaD até maio de 2027. Todos os cursos passarão por avaliação in loco após o período de transição.

O Enade das Licenciaturas visa avaliar a qualidade da formação inicial de professores no país. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou o exame como uma iniciativa inédita no Brasil, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais