Embaixadora Global do UNICEF, estrela de ‘Stranger Things’, Millie Bobby Brown encontra adolescentes brasileiras e defende seus direitos

SÃO PAULO, 20 de março de 2025 – A Embaixadora Global do UNICEF, Millie Bobby Brown, encontrou adolescentes brasileiras e crianças durante sua visita a São Paulo, Brasil, nesta semana, para conhecer suas histórias, os desafios que enfrentam e como estão correndo atrás de seus sonhos.

Na segunda-feira, 17, a atriz indicada ao Emmy – que, no início deste mês, discursou na sede das Nações Unidas durante a Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) em defesa dos direitos das meninas – visitou a EMEF Profa. Olinda Menezes Serra Vidal, em Cidade Tiradentes, São Paulo, e se reuniu com um grupo de meninas adolescentes.

“Sou muito grata ao UNICEF pela oportunidade de conhecer as adolescentes, assim como os professores”, disse Millie. “Fiquei especialmente emocionada por passar um tempo com várias adolescentes na escola, ouvindo e aprendendo sobre suas histórias e experiências pessoais. Conversamos sobre a importância de nos apoiarmos mutuamente diante dos desafios, e quis que elas se sentissem fortalecidas para tomar decisões sobre seu futuro. Elas são incrivelmente inspiradoras, e sei que continuarão sendo a mudança em suas comunidades.” 

As adolescentes compartilharam com Millie alguns dos obstáculos que enfrentam, incluindo o tratamento desigual entre meninos e meninas na escola, a importância da educação – especialmente em relação à dignidade menstrual – e a necessidade de as meninas defenderem seus próprios direitos. Elas destacaram a necessidade de mais apoio e incentivo para meninas. 

No Brasil, as adolescentes enfrentam muitas restrições a seus direitos. A pobreza menstrual – falta de acesso a insumos como absorventes, água, sabão e banheiros, bem como a informações sobre menstruação – afeta 15 milhões de meninas em todo o país, limitando sua participação na escola. Além disso, as adolescentes enfrentam taxas mais altas de desemprego e sub-representação em programas de aprendizagem profissional. 

A violência continua sendo um problema crítico no Brasil, com um caso de violência sexual contra meninas sendo registrado a cada oito minutos em 2023. Em 2020, 14% dos nascimentos no país foram de mães adolescentes, o que frequentemente leva a dificuldades educacionais e econômicas. 

“A escola é muito importante como rede de apoio, especialmente em uma área periférica como a nossa”, disse Kizzy de Souza, de 14 anos. “Muitas crianças muitas vezes não entendem certos temas por falta de informação e vivem em extrema pobreza. Ter a escola como um espaço de suporte para os alunos é essencial, e colocar os estudantes em primeiro lugar é sempre muito importante”. 

O UNICEF trabalha com o Governo do Brasil e autoridades locais para melhorar a educação, a proteção e as oportunidades de emprego para meninas e meninos vulneráveis em bairros como Cidade Tiradentes, que enfrentam altos níveis de violência, pobreza e evasão escolar. 

Durante a visita, Millie também se reuniu com funcionários da escola e conheceu a Busca Ativa Escolar, iniciativa do UNICEF que contribui com os municípios para identificar crianças fora da escola e garantir seu retorno à sala de aula. Para encerrar a visita, Millie ajudou a pintar um mural com as crianças e participou de uma aula de educação física, jogando capoeira. 

“Millie é uma inspiração para meninas no Brasil e no mundo. Sua visita ao Brasil, especialmente sua conversa com as adolescentes, foi uma oportunidade única para inspirar as meninas brasileiras a acreditarem em seu pleno potencial”, disse Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil. 

Durante sua estadia em São Paulo, Millie passou um tempo com a Embaixadora do UNICEF Brasil, Maisa Silva, para discutir seu trabalho com o UNICEF e os direitos das meninas. 

Para mais informações, entre em contato: 
Elisa Meirelles Reis, UNICEF Brasil, Tel: +55 61 98156-61649, ereis@unicef.org 
Helen Wylie, UNICEF Nova York, Tel: +1 917 244 2215, hwylie@unicef.org 

Sobre o UNICEF

O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil.

O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.