Home / Paraíba / Equipe do Ministério da Saúde realiza visita técnica ao CIATox do Hospital de Trauma de Campina Grande

Equipe do Ministério da Saúde realiza visita técnica ao CIATox do Hospital de Trauma de Campina Grande

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade do Governo da Paraíba em Campina Grande, recebeu, nesta terça-feira (7), uma visita técnica da equipe do Ministério da Saúde. A ação teve como objetivo fortalecer os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da Paraíba, localizados em Campina Grande e João Pessoa.

Segundo o diretor-geral do hospital, Sebastião Viana, a presença do Ministério da Saúde e dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) representa um importante passo no aprimoramento da assistência prestada à população.

De acordo com a coordenadora do CIATox da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sayonara Maria Lia, o principal objetivo da visita é consolidar o apoio técnico e estrutural aos 32 centros que atualmente compõem a rede no País. “O propósito desta visita é fortalecer os centros de informação e assistência toxicológica e psicológica que integram a rede nacional. Felizmente, temos percebido um crescente interesse do Ministério em reconhecer e valorizar nosso trabalho”, lembrou.

A gerente operacional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria de Estado da Saúde, Priscila Farias, observa que a visita faz parte de uma série de medidas para aprimorar o funcionamento dos centros, que desempenham papel essencial no atendimento a casos de intoxicação e envenenamento. “A visita permitiu que a equipe ministerial conhecesse o serviço, discutisse fragilidades e potencialidades, e avaliasse como o Ministério da Saúde pode contribuir para o fortalecimento desses centros”, explicou Priscila.

Durante a agenda, foram discutidas medidas conjuntas entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado para aprimorar os protocolos de atendimento em casos de intoxicação. Embora a Paraíba já possua fluxos e protocolos definidos, novas reuniões estão previstas para esta semana com o objetivo de refinar os procedimentos e alinhar estratégias.

Ela destacou ainda que o encontro busca dar mais visibilidade ao trabalho do CIATox e reforçar o entendimento da população e dos profissionais de saúde sobre o papel dessas unidades.

A representante da Coordenação-Geral de Urgência do Ministério da Saúde, vinculada ao Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência Domiciliar da Secretaria de Atenção Especializada, Bárbara Rahn, também ressaltou a importância do encontro. “Nosso objetivo é conhecer de perto os centros de informação e assistência toxicológica da Paraíba, compreender as demandas e avaliar como o Ministério da Saúde pode oferecer suporte. Queremos fortalecer a articulação com a rede de urgência e emergência, reconhecendo a importância desses serviços no cuidado ao trauma e em casos de intoxicação”, reforçou Bárbara.

Ela ainda destacou que o CIATox tem ganhado maior visibilidade devido ao aumento recente de casos de intoxicação por metanol registrados em algumas regiões do País. Segundo ela, o Ministério da Saúde elaborou um fluxograma nacional de atendimento para orientar os profissionais de saúde sobre diagnóstico, uso de antídotos e tratamento de suporte.

Para o diretor-geral da unidade de saúde, Sebastião Viana, a visita demonstra o compromisso conjunto em fortalecer a rede de urgência e emergência e aprimorar o atendimento aos casos de intoxicação, especialmente diante da preocupação recente com o metanol. “É fundamental destacar que os hospitais descentralizados devem realizar a triagem inicial desses pacientes que apresentem sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, encaminhando-os por meio da Regulação Estadual ou Municipal”, finalizou.