A 5ª edição da Feira do Livro, localizada na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, é uma opção de lazer para crianças e jovens na capital paulista. Com atividades gratuitas, o festival literário oferece oficinas, mediação de leitura e contação de histórias até este domingo (7).
No Espaço Rebentos, as crianças podem participar de oficinas de escrita criativa, onde produzem contos de fadas, marcadores de livros com papel reciclado e pigmentos naturais, e cadernos por meio de técnicas artesanais. Além de mediações de leitura, acontece um bate-papo com o público infantojuvenil sobre a criação de personagens e histórias em quadrinhos.
O espetáculo infantil ‘Canções do Mar’ é destaque no domingo, a partir das 11h40, no Espaço Motiva Tablado Literário. Gislaine Caitano e Patrícia Franco apresentam canções e poemas ritmados, explorando o oceano e suas criaturas marinhas em uma experiência de música e imaginação.
O autor Walcyr Carrasco, conhecido por traduzir e adaptar clássicos da literatura infantojuvenil, receberá o público para uma conversa e sessão de autógrafos a partir das 15h deste sábado (6), na tenda das editoras Moderna e Salamandra. Entre os títulos adaptados estão ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, de William Shakespeare, e ‘Pollyanna’, de Eleanor H. Porter.
Escritores como Pedro Bandeira, autor de ‘A Droga da Obediência’, e as autoras de ‘Rainha Kambinda: a guardiã de culturas’, Mariana Queiroz da Silva e Belisa Monteiro, já participaram da feira em encontros com o público. Belisa destacou a importância de levar obras com essa temática para um festival literário, ampliando o reconhecimento das mulheres como guardiãs da memória.
No evento, houve ainda o lançamento do Circuito Cultural, uma iniciativa do Instituto Motiva para ampliar o acesso de jovens estudantes da rede pública a museus e centros culturais em três estados. O projeto inaugura, durante a Feira do Livro de São Paulo, uma agenda de mais de 80 visitas ao longo do ano. Durante o festival, mais de 400 jovens participam de visitas guiadas e atividades educativas.
No total, serão 15 espaços culturais em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Além da feira, as visitas acontecerão em locais como o Museu da Língua Portuguesa (SP), Museu do Amanhã (RJ) e Casa Jorge Amado (BA). A expectativa é beneficiar cerca de 3 mil pessoas este ano.
