O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), realizou nesta quinta-feira (16) a entrega de mais 40 moradias do Programa Parceiros da Habitação no município de Alhandra. O PPH visa estimular a construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda, instituindo parcerias do Estado com municípios, movimentos de moradia ou entidades sem fins lucrativos.
A entrega destas 40 casas em Alhandra faz parte de um projeto total de 64 novas habitações construídas por meio de parceria entre o Governo da Paraíba e o Núcleo de Integração Rural (NIR). A obra, no valor de quase R$ 2,7 milhões, tem como contrapartida do Estado, incluindo ligações domiciliares de água e conjuntos de fossa e sumidouros individuais, aproximadamente R$ 2 milhões.
As casas possuem 44 m² de área construída divididas em sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro. A parceria foi executada na modalidade de construção de unidades isoladas, sendo utilizados os terrenos dos próprios beneficiários. “Estamos muito felizes em poder realizar mais uma entrega e reafirmar a importância desse programa, que garante que com a união de esforços é possível avançar e realizar o sonho da casa própria”, disse a presidente da Cehap, Emilia Correia Lima.
Parceiros da Habitação – O programa PPH é uma iniciativa do Governo da Paraíba desenvolvida pela Cehap para estimular a construção de unidades habitacionais para a população de baixa renda, instituindo parcerias do Estado com municípios, movimentos de moradia ou entidades sem fins lucrativos.
Pelo programa, são atendidas, prioritariamente, as famílias com renda de até três salários mínimos, ou que se encontrem em áreas de risco ou insalubres. Todas as casas construídas pelo PPH estão localizadas nas zonas urbanas das cidades e seguem um padrão de construção, com aproximadamente 42m² distribuídos em sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro.
O Estado participa com o auxílio econômico pré-estipulado, disponibiliza os projetos como assistência técnica, acompanhamento social e fiscalização da obra, podendo ofertar áreas para a implantação e colaborar com a infraestrutura.
Os parceiros participam do programa por meio da disponibilização de materiais, mão-de-obra ou repasse de recursos. Os beneficiários selecionados também participam como parceiros da iniciativa.