A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) abriu as inscrições para sua edição de 2026, voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos de escolas públicas, privadas e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa, realizada pela Bolsa de Valores do Brasil em parceria com o Tesouro Nacional, busca incentivar o aprendizado em finanças pessoais, matemática financeira básica e investimentos entre os jovens, preparando-os para decisões financeiras responsáveis no futuro.
Este ano, o processo de inscrição foi antecipado para facilitar o planejamento das escolas no início do ano letivo. A participação é gratuita, e todos os estudantes cadastrados terão acesso ao material preparatório, assim como a certificados de participação, contribuindo para ampliar o alcance da educação financeira no país.
Além disso, 54 instituições públicas serão sorteadas para receber kits educacionais no valor de R$ 100 mil. O diretor e até quatro professores dessas escolas contempladas também receberão prêmios em Títulos Públicos no valor de R$ 8 mil cada. Segundo o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, a educação financeira entre os jovens é fundamental para impactar positivamente suas vidas futuras, ao desenvolver a consciência sobre a importância da gestão do dinheiro.
A edição anterior da Olitef reuniu mais de 1,7 milhão de alunos e premiou mais de 63 mil com medalhas de ouro, prata e bronze, evidenciando o sucesso da iniciativa e seu papel na promoção da educação financeira no Brasil. Oportunidades como essa buscam transformar o ensino da economia e finanças pessoais em uma ferramenta essencial para a formação dos jovens brasileiros.

