Nesta quarta (29), após reunião presidida pelos irmãos Cartaxo, com vereadores e lideranças do Partido Verde, analistas políticos estão dando como certo o anúncio do nome da ex-Secretária de Educação de João Pessoa, Edilma Freire como pré-candidata e a responsável por representar o projeto e o legado de Luciano ao longo dos últimos oito anos de prefeitura.
Se de fato acontecer esse anúncio, será o fim de uma novela de pelo menos um ano, quando se começou a ventilar nomes de diferentes Secretários municipais para a sucessão do prefeito.
Chegaram a figurar na lista de sucessão, Diego Tavares, ex-Secretário de Desenvolvimento Social, Socorro Gadelha, ex-Secretária de Habitação, Daniella Bandeira, ex-Secretária de Planejamento e Edilma Freire, ex-Secretária de Educação, desde então, se iniciou uma corrida de “beija mão” para garantir as bençãos do prefeito.
O desafio agora é manter a base unida em torno do nome de Edilma e ampliar alianças para fortalecer uma candidata desconhecida do grande público.
Entre o certo e o duvidoso, Cartaxo escolheu garantir sua influência na prefeitura e uma base sólida para em 2022 disputar o governo do Estado.
Como já havia adiantado, João Azevedo teria dado um “tiro no pé” se fechasse aliança com o prefeito.
O plano de Cartaxo é ousado, só acredito que “faltou combinar com os russos”.
J. Laurentino