A Orquestra Sinfônica da Paraíba – Jovem realiza concerto nesta quinta-feira, 5 de novembro, apresentando um repertório variado, que inclui uma máquina de escrever como instrumento, danças indígenas e de várias partes do mundo, e ainda um concerto para violino. O 7º Concerto Oficial da Temporada 2026 terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do violinista Aurélio Segundo como solista. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso na bilheteria.
O concerto inicia com as músicas “Typewriter – Máquina de Escrever”, do compositor Leroy Anderson, com a participação especial do percussionista Saulo Soares, e o “Concerto para Violino nº 1 em Sol menor, Opus 26”, de Max Bruch, com o solista Aurélio Segundo. Depois vem a “Suíte Primeval – Duas Danças Indígenas”, de Charles Sanford Skilton, com os movimentos Dança do Cervo (Rogue River, Oregon) e Dança de Guerra (Cheyenne).
O concerto segue com a execução de “Danças Fantásticas (Exaltação e Orgia)”, de Joaquim Turina e, para encerrar, uma música de Carl Nielsen, “Suíte de Aladdin, Opus 34”, composta pelos movimentos Marcha do Festival Oriental, O Sonho de Aladdin e a Dança da Nevoa Matinal, Dança Hindu, Dança Chinesa e Dança Negra.
“A OSPB Jovem apresenta no sétimo concerto oficial um programa bem variado, com lindas e cômicas surpresas”, disse o maestro Durier. “Teremos uma máquina de escrever – antiga máquina de datilografia – como instrumento musical. Um célebre concerto de violino, com o Spalla da orquestra solando, danças indígenas e danças espanholas e música incidental da peça que retrata Aladim, um dos contos das Mil e Uma Noites, com danças de diversas partes do mundo”, explicou.
“A música nos conduz por vários caminhos e Leroy Anderson, compositor de trilhas sonoras, nos presenteia com a humorística Máquina de Escrever, ao utilizar o som desse equipamento como parte da orquestra. O solista da noite é Aurélio Segundo, Spalla da orquestra, que tocará o primeiro movimento do célebre Concerto para Violino n. 1 em Sol menor, de Max Bruch, obra amada por todos os violinistas e ouvintes também”.
Durier destacou que a dança será a tônica da noite com as obras inspiradas nesta manifestação cultural. “Teremos os rituais dançantes da cultura indígena americana e as danças dramáticas espanholas, cujos autores são Skilton e Turina, respectivamente. Na Suíte Aladdin, de Carl Nielsen, apresentaremos mais danças que retratam as andanças do personagem central em suas passagens pela China, Índia, Arábia e outros países orientais.”
“A Jovem, mais uma vez, alcança grande nível artístico com obras importantes da literatura musical. Trabalhar e apresentar para o público é a nossa grande missão e satisfação”, comemorou o maestro.
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 28 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo desempenho profissional frente à OSPB.
O solista
Antônio Aurélio (violino) – Paraibano, natural de João Pessoa, iniciou seus estudos musicais na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (Eeman), onde concluiu o Curso de Percepção e Teoria Musical. Estudou violino no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dando seguimento ao ingressar no Bacharelado em Violino, concluído em 2025, ambos com a professora doutora Sandra Aquino.
Adquiriu experiência musical na OSPB Infantil, no período de 2014 a 2017, sob a orientação pedagógica da professora Norma Romano, e começou a atuar na OSPB Jovem em 2019, tendo sido selecionado, neste ano de 2026, para a função artística de Spalla. É também integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa desde 2025. Na OSUFPB, fez estágio supervisionado como parte de sua formação acadêmica, vindo posteriormente a tocar como convidado.
O violinista teve master class importantes com os professores Andrey Baranov, Betina Stegman, Bernard Zinck, Wei Wei Lee, Gabriela Queiroz, Guillaume Tardif, Nelson Rios, Alejandro Drago, Cristiane de Leon e Ambroise Aubrun.
Participou de vários festivais de música, tais como Sinfonieta UFPE – Brahms 190 anos (2023), Oficina de Música de Curitiba (2023), Festival Internacional Música da UFPB (2019/2023/2024/2025), Festimap (2024), Festival Música na Serra (2024) e Festival de Ópera de Pernambuco (2024). Desenvolve grande atividade artística como violinista camerista e no ensino do instrumento de forma particular.
Serviço
Orquestra Sinfônica da Paraíba – Jovem
7º Concerto Oficial da Temporada 2026
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Aurélio Segundo (violino)
Dia: 5 de novembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Entrada: Gratuita


