Programa Primeira Chance: edição 2022 abre inscrições no Banco de Talentos para estudantes que desejam estagiar

Ontem, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou o Fórum de Boas Práticas do Programa Primeira Chance para avaliação das ações realizadas durante o ano de 2021 e lançamento da edição 2022. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria no YouTube e contou com a participação do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, da equipe do programa, representantes dos estudantes e egressos, e de empresas e órgãos parceiros, como o coronel Julio César de Oliveira, coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), que recebe estagiários do Primeira Chance.
 
O secretário Cláudio Furtado ainda realizou a abertura das inscrições para o Banco de Talentos do Programa Primeira Chance. O banco é destinado a estudantes das Escolas Cidadãs Integral Técnicas (ECITs) e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que tenham interesse em estagiar pelo programa. Para realizar o cadastro, os estudantes precisam acessar o site http://primeirachance.seect.pb.gov.br/ . Na plataforma, os interessados farão um cadastro inicial e em seguida serão direcionados a uma breve capacitação, que será necessária para que os estudantes façam parte do Banco de Talentos.
 
Ao fazer o lançamento da edição do Primeira Chance 2022, Cláudio Furtado apresentou as metas e oportunidades que o programa proporcionará aos estudantes da Rede Estadual de Ensino que desejam vivenciar experiências na prática profissional. Segundo ele, a expectativa é que mais de 300 empresas tornem-se parceiras para que possam ser oferecidas 50 vagas de estágios em varejo, 550 vagas em empresas e 200 vagas para estudantes egressos.
 
Segundo a coordenadora do programa, Rayssa Alencar, o setor de varejo alimentício foi o que apresentou maior crescimento. Foram 12 empresas selecionadas para receber os estudantes da Rede Estadual de Ensino, o que oportunizou 37 vagas de estágios com duração de seis meses. Após o primeiro período de experiência, 14 estudantes foram selecionados pelas empresas para continuidade da prática profissional e dois foram efetivados
 
O Fórum apresentou ainda o crescimento do programa desde 2019, ano em que foi instituído como lei, mostrando que em seu primeiro ano o Programa Primeira Chance encaminhou 111 estudantes para estágios em empresas parceiras, em 11 municípios da Paraíba. Já em 2020, as oportunidades aumentaram e 244 estudantes foram encaminhados para prática profissional, abrangendo o programa para 19 municípios. Em 2021, o Banco de Talentos recebeu 2.835 inscrições para as 392 vagas de estágios com duração de seis meses.

 
Programa Primeira Chance 

Criado no dia 15 de abril de 2019, o Programa Estadual Primeira Chance visa o incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual. O programa também faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.