O show da cantora colombiana Shakira, realizado na Praia de Copacabana neste sábado (02), reuniu uma multidão de 2 milhões de pessoas, segundo cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. A artista foi a terceira atração do projeto Todo Mundo do Rio, que em 2024 e 2025 promoveu shows de Madonna e Lady Gaga, também com públicos semelhantes.
A apresentação começou com um espetáculo de drones que desenharam uma loba no céu carioca, simbolizando a cantora. Shakira subiu ao palco vestindo as cores do Brasil e falou em português sobre suas várias visitas ao país ao longo dos anos.
Durante o show, Shakira dedicou várias canções às mulheres, especialmente às mães que criam seus filhos sozinhas. Quatro artistas brasileiros se juntaram a ela no palco: Anitta, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Ivete Sangalo.
Os três postos médicos montados em Copacabana realizaram 400 atendimentos, com 64 pessoas removidas para hospitais municipais. As principais causas foram mal-estar, pequenos traumas e consumo excessivo de álcool. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde operou um posto de vacinação próximo ao local do evento.
Profissionais de limpeza urbana recolheram 362 toneladas de resíduos durante e após o show. Cerca de 2 mil garis trabalharam desde a sexta-feira (1º) até a madrugada de domingo (03) para garantir a limpeza do local.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estima que o evento movimentou cerca de R$ 800 milhões na economia local, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. O projeto Todo Mundo no Rio, realizado em parceria com a produtora Bonus Track e patrocinado por empresas privadas, prevê shows de artistas internacionais até 2028.
De acordo com a Prefeitura, os shows têm aumentado o fluxo de turistas na cidade. Em 2024, o feriado do Dia do Trabalho registrou um aumento de 34,2% no turismo em comparação ao ano anterior, e em 2025 o crescimento foi de 90,5% em relação a 2023.
A arrecadação do Imposto sobre Serviços ligados a turismo, eventos, transporte e atividades associadas foi 23,2% maior em maio de 2025 comparado a 2023. Para o poder municipal, esses eventos também ampliam a projeção internacional do Rio, impulsionando o turismo em outras épocas do ano.
