A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) segue inovando na profissionalização e inicia mais um curso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A novidade é no ramo da marcenaria e beneficia 25 socioeducandos do Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.
Através do curso de Marcenaria Sustentável, os socioeducandos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos necessários para confeccionar móveis e objetos produzidos com pallets, obedecendo às especificações de cada projeto, operando equipamentos manuais e elétricos dentro das normas técnicas de segurança, ergonômicas e ambientais.
O curso foi estruturado na metodologia Senai de educação profissional que tem como objetivo aproximar o mundo do trabalho ao mundo da educação, formando profissionais que mobilizem conhecimentos, habilidades e atitudes. Por esse motivo, o Senai-PB desenvolveu a qualificação em Marcenaria Sustentável (Pallets), visando preparar profissionais para a confecção de produtos mobiliários.
Para o presidente da Fundac, Flávio Moreira, contar com a profissionalização do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial dentro do sistema socioeducativo é motivo de orgulho. “São oportunidades que a grande maioria dos adolescentes e jovens da Fundac jamais imaginaram ter acesso. Cursos de alto nível educacional e profissional que garantem emprego e renda após o cumprimento da medida socioeducativa”, ressaltou.
A iniciação profissional oferecida pelo Senai-PB tem carga horária mínima de 80h e para ter acesso ao curso de Marcenaria Sustentável, os socioeducandos precisam ter 16 anos e 6º ano do ensino fundamental completo, além de bom comportamento na unidade socioeducativa.
