União Européia fecha acordo histórico de 750 bilhões de euros para retomada econômica

Por Reuters

BRUXELAS (Reuters) – Os líderes da União Européia fecharam um acordo “histórico” em um plano de estímulo massivo para suas economias afetadas por coronavírus nas primeiras horas de terça-feira, após uma cúpula violenta que durou quase cinco dias.

O acordo abre caminho para a Comissão Européia, a executiva da UE, levantar bilhões de euros nos mercados de capitais em nome de todos os 27 estados, um ato de solidariedade sem precedentes em quase sete décadas de integração européia.

O presidente da cúpula, Charles Michel, convocou o acordo, às 5h15 (0315 GMT), “um momento crucial” para a Europa.

Muitos haviam alertado que uma cúpula fracassada em meio à pandemia de coronavírus colocaria a viabilidade do bloco em sérias dúvidas após anos de crise econômica e a recente partida da Grã-Bretanha.

O presidente francês Emmanuel Macron, que liderou o acordo com a chanceler alemã Angela Merkel, o considerou “verdadeiramente histórico”.

Os líderes esperam que o fundo de recuperação de 750 bilhões de euros (US $ 857,33 bilhões) e seu orçamento de 1,1 trilhão de euros para 2021-2017 ajudem a reparar a recessão mais profunda do continente desde a Segunda Guerra Mundial, depois que o surto de coronavírus interrompeu as economias.