A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) realiza nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro o Webnário ‘Os desafios do Novo Ensino Médio e das Licenciaturas da Paraíba: a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O evento acontecerá de forma online e os interessados podem se inscrever por meio do link http://novoensinomediopb.online/. A ação é uma realização também do Conselho Estadual de Educação da Paraíba e do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governanças, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O Webinário Estadual pretende reunir gestores, professores, alunos e público interessado para conhecer, refletir e debater sobre os temas que impactarão o sistema de educação da Paraíba a partir da implementação do Novo Ensino Médio em 2022. O objetivo do encontro virtual é apresentar as mudanças do Novo Ensino Médio, que vão oferecer diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes a partir dos itinerários formativos que terão foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.
Entre as mudanças mais importantes podemos destacar o aumento da carga horária obrigatória, que passa de 2.400 horas para 3.000 horas ao longo dos três anos do Ensino Médio. A nova carga horária deve ser implementada nos primeiros anos do Ensino Médio. Outra alteração significativa é a flexibilização curricular promovida pelos “Itinerários Formativos”.
Para estes, está prevista uma carga horária de 1.200 horas ou mais; enquanto para a formação geral básica a carga horária deverá ser de até 1.800 horas. Foram estipulados 5 Itinerários Formativos, organizados pelas Áreas de Conhecimento e pela Educação Profissional (e suas possíveis articulações): I – Linguagens e suas Tecnologias; II – Matemáticas e suas Tecnologias; III – Ciências da Natureza e suas Tecnologias; IV – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; V – Formação Técnica e Profissional.
Outra modificação consiste na obrigatoriedade do ensino de inglês como língua estrangeira, sendo deixada aos sistemas estaduais de educação e aos estabelecimentos de ensino a opção de oferta ou não da língua espanhola.
A medida será implementada de forma gradual. Em 2022, inicia nas escolas que ofertam a 1ª série; em 2023, nas turmas da 1ª e 2ª séries; e em 2024, nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Com essas mudanças, é esperado que os jovens estejam mais preparados e estimulados a fazer escolhas e tomar decisões a partir do protagonismo juvenil, que é a base de toda a estrutura do Novo Ensino Médio.
O Estado da Paraíba aprovou sua Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba no dia 17 de dezembro de 2020. A Proposta foi redigida por uma Comissão Estadual – a Equipe Pró-BNCC – da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba.
Veja a programação do Webnário
PALESTRANTE | TEMA | DATA | HORÁRIO |
-Claudio Furtado – Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).-Jakson Amâncio – Presidente do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB)-Audileia Gonçalo – Gerente Executiva do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia(SEECT)-Carlos Ruiz – Coordenador do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG) | Mesa de Abertura | 31/01/2022 | 19h |
-Audileia Gonçalo – Gerente Executiva do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia(SEECT)-Isabelle Pires – Coordenadora da área de Linguagens e suas tecnologias da SEECT-Dinho Zâmbia – Coordenador da área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas da SEECT-Alena Sousa – representando a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias da SEECT-Jorbson Bezerra – Coordenador da área de Matemática e suas tecnologias da SEECT | Apresentação da Proposta Curricular do Novo Ensino Médio da Paraíba | 31/01/2022 | 19h30 |
Jakson AmâncioAudileia GonçaloDinho Zâmbia. | A implementação do Novo Ensino Médio na Paraíba | 01/02/2022 | 9h |
– Silvanio de Andrade – Professor Doutor do Departamento de Matemática da UEPB- Flávio Carvalho. Professor Doutor do Departamento de Filosofia da UFCG- Henrique Miguel. Professor Doutor do Departamento de Linguística da UFPB- Márcia Adelino. Professora Doutora do Departamento de Biologia da UEPBCoordenação: Jussara Bélens. Professora Doutora do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba | Mesa Redonda I: A Reforma do Ensino Médio e as Licenciaturas: impactos e desafios para o Sistema Estadual deEducação. | 01/02/2022 | 14h |
– Iolanda Cortês. Mestra. Professora da Rede Estadual de Educação, Coordenadora Geral do Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional- Alena Sousa. Mestra. Professora da Rede Estadual de Educação. Redatora do componente Biologia na Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba.- Felipe Almeida. Mestre. Professor e consultor pedagógico da SEECT – Coordenação: Robson Ferreira. Mestre. Professor da Rede Estadual de Educação e conselheiro do Conselho Estadual de Educação da Paraíba | Mesa Redonda II: Projeto de Vida e Educação Socioemocional | 01/02/2022 | 19h |
– César Callegari – Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, foi Conselheiro Nacional de Educação(2004-2008)- Geraldo Medeiros – Professor Dr. da Universidade Estadual da Paraíba, conselheiro do Conselho Estadual de Educaçãoda Paraíba- Coordenação: Giselda Freire – Coordenadora do Fórum Estadual de Educação da Paraíba | Mesa de Encerramento: Educação e Democracia, os desafios contemporâneos | 02/02/2022 | 9h |