Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Enem 2025: pausa nos estudos e foco na logística até a hora do exame

Neste sábado, feriado nacional da Proclamação da República, enquanto muitos aproveitam para descansar, milhões de estudantes se preparam para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado amanhã, domingo, 16 de novembro. Nessa etapa, os candidatos enfrentarão 90 questões, divididas igualmente entre matemática e ciências da natureza, englobando química, física e biologia. A prova terá duração de cinco horas, com os portões dos locais de exame abrindo ao meio-dia e fechando às 13h, começando às 13h30 e terminando às 18h30, horário oficial de Brasília.

Especialistas recomendam que este momento final antes da prova não seja destinado a novos estudos, mas sim a preparar toda a logística para o dia seguinte, como o deslocamento e os materiais para levar à sala de aplicação. Após arrumar esses detalhes, é aconselhável que os candidatos relaxem para entrarem tranquilos no exame. O estudante João Pedro Pinheiro Oliveira, 17 anos, de Brasília, ressaltou que o aprendizado deve estar consolidado anterior ao exame e que agora o foco é apenas em revisões rápidas, como assistir a vídeos que apresentem macetes para a prova. João Pedro, que pretende cursar Administração, se declarou confiante após o primeiro dia de provas, realizado no último domingo (9), e está ainda mais seguro para esta segunda etapa.

No segundo dia, as regras para o exame são rigorosas: a entrada no local de prova será proibida após o fechamento dos portões às 13h, e a saída só será permitida definitivamente a partir das 15h30, duas horas após o início da prova. Alunos com necessidade aprovada terão um tempo adicional de uma hora para concluir o exame, enquanto candidatos que utilizem videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão finalizar até as 20h30. O gabarito oficial das provas deverá ser divulgado até o final de novembro, e os resultados começarão a ser liberados no início de 2026.

Com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, o Enem 2025 é o maior vestibular do Brasil e porta de entrada para diversas graduações e cursos técnicos no país. A participação nesta edição reafirma o compromisso dos estudantes em buscar oportunidades no ensino superior, mesmo diante da intensa preparação e do desafio que representam as provas.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Comunidades denunciam demora na titulação de terras quilombolas no Rio
Next post MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Fechar
Menu