O presidente do PDT, Carlos Lupi, aguarda o chamado do presidente eleito Lula para assumir o Ministério da Previdência Social.
Lupi afirmou que é o nome indicado pelo partido para a pasta: “O indicado serei eu mesmo, para evitar uma crise no partido. Estou aguardando o chamado final do presidente”.
Na composição complexa montagem dos ministérios, Lula reservou a Previdência para o PDT. O partido, que apoiou Ciro Gomes no primeiro turno e apoiou Lula no segundo turno, inicialmente resistiu a aceitar o governo e preferia uma pasta com políticas públicas mais visíveis. No entanto, diante da falta de opções, decidiu aceitar o convite.
Tebet já está confirmada como nova Ministra do Planejamento
Simone Tebet, que encerrará seu mandato de senadora em fevereiro de 2023, decidiu aceitar oficialmente ontem (27) o cargo de Ministra do Planejamento e Orçamento no futuro governo Lula. A informação foi confirmada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Simone Tebet, que teve um papel decisivo nas eleições de 2022 e assumiu a pasta do Desenvolvimento Social no governo de transição, era a principal candidata ao cargo, mas a pasta acabou ficando com o PT. Após incertezas nos últimos dias, o acordo foi finalizado com a inclusão do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) na pasta de Tebet que até ontem, ainda estava em cheque.