No município de Brusque, estado de Santa Catarina, profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus recebem um plano de saúde e uma caixa que inclui hidroxicloroquina, ivermectina e vitamina D.
A UNIMED da cidade de Brusque, informou que a utilização do kit não era obrigatório e que os profissionais de saúde receberam orientação, para caso decidissem por utilizar a medicação de forma profilática.
UNIMED NACIONAL
A Unimed nacional informou que orienta suas cooperativas a seguir as diretrizes definidas pelas associações e sociedades de especialidades médicas brasileiras, além dos protocolos aprovados pela OMS.
No caso em questão, a cooperativa de Santa Catarina utilizou de sua autonomia para agir.
Sociedade Brasileira de Infectologia
Conforme divulgou em nota, a SBI afirma que após a divulgação de estudos robustos sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes da COVID-19 somada a orientação que está sendo dada por todas sociedades médicas científicas dos países desenvolvidos e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a hidroxicloroquina deve ser abandonada em qualquer fase do tratamento da COVID-19.
Confira NOTA na íntegra.
OMS – Organização Mundial da Saúde
No último dia 14, a Organização Mundial da Saúde, suspendeu o tratamento com a hidroxicloroquina em seus testes, após não ver benefício no uso do medicamento.
“Portanto, a OMS não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes da COVID-19”
Redação NEGOPB