O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, no município de Catolé do Rocha, registrou 771 atendimentos entre a noite da última sexta-feira (17) e a meia-noite da terça-feira (21), durante o feriadão de Tiradentes. A unidade, integrante da rede estadual de saúde, concentrou atendimentos na urgência, emergência e ambulatórios médicos, com destaque para o sábado (18), quando foram realizados 166 atendimentos — o maior volume do período.
De acordo com o balanço, foram contabilizados 133 atendimentos na sexta-feira, 166 no sábado, 161 no domingo, 157 na segunda-feira e 154 no dia do feriado. No período, 121 pacientes precisaram de internação, com quadros clínicos variados, incluindo Acidente Vascular Encefálico (AVE), cirrose hepática, constipação, dermatose, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), epilepsia, edema agudo de pulmão (EAP), hemorragias, infecção do trato urinário (ITU), obstrução de bexiga, pneumonia (PNM), traumatismo cranioencefálico (TCE) e gastroenterite.
Entre os dias 17 e 21, o hospital também realizou 74 cirurgias e 10 partos. Os procedimentos incluíram hernioplastias, colecistectomias (remoção da vesícula biliar), laqueaduras, apendicectomias, laparotomias (cirurgia para tratar ou investigar doenças abdominais graves), gastrotomias e cistostomias supra púbicas, além de cirurgias ortopédicas para correção de fraturas de clavícula, fêmur, tíbia, antebraço, punho e metacarpos. Do total de cirurgias, 43 foram realizadas por meio do Programa Opera Paraíba, entre os dias 17 e 19.
A principal causa de procura pelo serviço foi dor, com 108 registros, seguida por sintomas de síndrome gripal (48) e pacientes em busca de aplicação de medicação própria (46). Também foram contabilizados 33 casos de diarreia e 27 de cefaleia. Entre outras ocorrências, a unidade atendeu 21 pessoas com crise de ansiedade, 20 com náuseas, 18 com infecções, 12 com vertigem e nove vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas.
No suporte diagnóstico, o hospital realizou 115 exames de raio-X, 99 tomografias, 56 ultrassonografias, 21 endoscopias e 1.085 exames laboratoriais. Também foram feitas 35 avaliações ortopédicas, 23 cirúrgicas, 20 urológicas, 17 avaliações de exames, nove cardíacas, oito de endocrinologia e três atendimentos em bucomaxilofacial.
O diretor técnico da unidade, médico Fábio Cardoso, destacou o desempenho das equipes diante da alta demanda. “Tivemos um feriadão bastante intenso, com plantões em que ultrapassamos a marca de 160 atendimentos em um único dia. Mesmo em cenários desafiadores, com grande fluxo de pacientes, nossas equipes demonstraram comprometimento, agilidade e competência, garantindo assistência resolutiva e de qualidade à população”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da estrutura hospitalar e da integração entre os profissionais. “Seguimos firmes no propósito de oferecer um atendimento eficiente e humanizado, mesmo diante de picos de demanda como os registrados neste período”, concluiu.