O Instituto Cândida Vargas (ICV), conhecido por sua atuação na assistência à saúde da mulher em João Pessoa, esteve presente, na manhã da última quinta-feira (18), em uma reunião com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM). O objetivo do encontro foi reforçar a colaboração entre as instituições e expandir as iniciativas de combate à violência de gênero.
Durante a reunião, foram debatidas táticas para fortalecer a rede de proteção às mulheres que enfrentam situações de violência, com ênfase especial em casos de violência sexual. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins, destacou a continuidade dos esforços realizados nos últimos anos, enfatizando a importância de intensificar o combate à violência contra as mulheres sob a gestão do prefeito Leo Bezerra. “O Instituto Cândida Vargas é uma referência nesse atendimento e queremos fortalecer ainda mais essa união entre as equipes da Secretaria da Mulher e da maternidade para ampliar a proteção e a conscientização”, afirmou.
Nena Martins também enfatizou que a violência contra a mulher gera impactos em toda a família, e para enfrentar esse desafio social é fundamental a colaboração de diversos órgãos. Entre as ações planejadas durante o encontro, está a realização de reuniões integradas com instituições que defendem os direitos das mulheres.
Por Elas – Um dos tópicos discutidos foi a expansão do projeto ‘Por Elas no Enfrentamento’, uma iniciativa da SPPM que começará a atuar de maneira itinerante nas comunidades de João Pessoa. Esta ação contará com a parceria do Instituto Cândida Vargas, que disponibilizará profissionais para participar de palestras, orientações e serviços voltados à conscientização da população.
O diretor-geral do Instituto Cândida Vargas, Quintino Régis, reafirmou o compromisso da maternidade em contribuir com todas as iniciativas que visem à proteção das mulheres. “Essa visita representa o início de um trabalho que será intensificado a partir de agora. Precisamos reconhecer que a violência contra as mulheres existe e fortalecer cada vez mais as políticas de proteção. O Instituto Cândida Vargas está de portas abertas para participar de reuniões, conferências, debates e todas as ações necessárias para apoiar esse trabalho”, declarou.
Quintino Régis acrescentou que a parceria entre as instituições permitirá ampliar o alcance das ações educativas e fortalecer a rede de acolhimento às mulheres em situação de violência, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e integrado.
