Na última terça-feira, dia 15 de junho de 2023, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), passou por uma cirurgia cardíaca no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. A peculiaridade de um governador ser operado em um hospital público levantou questionamentos, e o portal de notícias Paraíba Já decidiu investigar o assunto. Em busca de informações, a equipe do veículo solicitou à Fundação PB Saúde, que administra a unidade hospitalar, a lista dos pacientes que foram submetidos a cirurgias no mesmo dia.
Nos meios políticos, surgiram especulações de que a equipe médica responsável pelo procedimento seria de fora do estado e de que o hospital teria sido fechado exclusivamente para a operação do governador. No entanto, após uma análise minuciosa, a informação foi considerada infundada.
De acordo com documentos obtidos pelo Portal, no dia 15 de junho, além do governador, outras oito pessoas também foram submetidas a cirurgias no Hospital Metropolitano, todas sob os cuidados da mesma equipe médica que atendeu João Azevêdo. A lista de pacientes inclui um engenheiro, três agricultores, duas aposentadas, um pedreiro, um cortador de cana e um catador de lixo.
No total, foram realizadas quatro cirurgias eletivas e cinco de urgência no Hospital Metropolitano na referida data. Entre elas, destaca-se a cirurgia cardíaca do governador João Azevêdo.
Segundo o documento obtido pelo portal, os pacientes atendidos naquele dia vieram de diversas cidades paraibanas, incluindo Pedras de Fogo, Guarabira, João Pessoa, Mamanguape, Pilar e Cruz do Espírito Santo.
O procedimento no governador teve início por volta das 13h e consistiu em um “cateterismo cardíaco e angioplastia coronária, com instalação de stent farmacológico”. Por meio das redes sociais, João Azevêdo expressou sua gratidão pelo trabalho da equipe de saúde do hospital e pelo carinho demonstrado pelos paraibanos.
“Já em casa, graças a Deus e ao excelente trabalho de toda a equipe de profissionais de saúde do nosso Hospital Metropolitano. Gostaria de agradecer todas as manifestações de carinho e orações que recebi. Elas me fortalecem para seguir em frente. Um forte abraço a todos!”, declarou o governador.
Confira o documento:
Adriano Galdino destaca postura de João por cirurgia pelo SUS: “mostra ética e decência”
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, parabenizou o governador João Azevêdo pela realização, na última quinta-feira (15), de um cateterismo cardíaco eletivo, seguido de uma angioplastia coronária, com implante de um stent, via Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita (PB). Os procedimentos foram realizados após a constatação de uma obstrução em uma das artérias do coração do governador.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Adriano Galdino destaca que a postura de João, que tem plano de saúde e condições financeiras que lhe permitiria realizar as intervenções cirúrgicas em qualquer grande centro privado de saúde, mas preferiu usar o SUS.
“Essa postura precisa ser registrada. São procedimentos que têm risco de vida, mas ele conhecendo a saúde pública da Paraíba, conhecendo o SUS sob a sua gestão, resolveu utilizar o hospital Metropolitano, o SUS paraibano, e a cirurgia foi bastante satisfatória. Quero parabenizar o governador, por sua ética, decência, aula de cidadania e, acima de tudo, por valorizar o SUS”, afirmou.
O presidente da ALPB acrescentou que o ato do governador João Azevêdo faz escola e serve de exemplo para outras gestões públicas. “Isso nos orgulha, por saber que temos um governador que realmente valoriza o SUS e a saúde pública da Paraíba”, ratificou.
Adriano também desejou um pronto restabelecimento de saúde ao governador, “para que ele possa continuar fazendo cada vez mais uma Paraíba melhor e mais justa para todos”.