Circula nas redes sociais, vídeo do Presidente Jair Bolsonaro, ridicularizando vítimas da COVID, enquanto dialoga com apoiadores.
No vídeo, o presidente reproduz voz “afeminada”, para simular pessoas afirmando estarem com COVID para obter o tratamento com ozônio, que é feito via retal:
“Vou estar em Itajaí antes do Natal, mas não vou tomar ozônio lá não tá (risos). Diz que o prefeito do ozônio foi reeleito né?! O pessoal sabe dessa história ou não? Vou falar só em partes: o prefeito falou que cura a covid com ozônio, com aplicação de ozônio. Mas não pergunta onde é a aplicação não. (risos) Tinha muita gente indo pra lá tomar ozônio ‘estou com Covid’ (risos)”, brinca, Bolsonaro.
A ozonioterapia é vedada pelo Conselho Federal de Medicina através de resolução, não sendo permitido aos profissionais médicos prescreverem o tratamento em clínicas e hospitais.
O tratamento com ozônio é autorizado apenas para ensaios clínicos e pesquisas experimentais, como foi o caso da pesquisa conduzida com pacientes infectados por coronavírus, autorizada pelo Conselho Nacional de Ética e Pesquisa.
Vítimas
O Brasil tem 6.674.999 milhões de casos confirmados da doença e mais de 178 mil mortes causadas por coronavírus.
O governo federal ainda não apresentou um plano de vacinação nacional e poderá ser obrigado a fazê-lo em 30 dias pelo Plenário do STF, que tem pauta de julgamento agendada para o próximo dia 17 de dezembro.