Governador João Azevêdo abre Dia D de Vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa e pede que população se vacine

O governador João Azevêdo abriu, na manhã deste sábado (25), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Ao lado do prefeito da Capital, Cícero Lucena, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da parceria com os municípios para o avanço na imunização da população contra a doença. Ao todo, o Governo do Estado disponibilizou, por meio da Secretaria da Saúde (SES), 520 postos espalhados em pontos estratégicos. 

O governador da Paraíba João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena no Dia D da vacinação contra Covid-19. Foto: José Marques


 
Na abertura oficial da campanha, que também ocorreu ao mesmo tempo em Campina Grande, o governador João Azevêdo disse que a ação representa uma grande oportunidade na união contra o coronavírus. “É uma luta do Estado, juntamente com as prefeituras, para que a gente possa avançar, colocando em dia a vacina de quem ainda não tomou a segunda dose e oferecendo oportunidade a quem ainda não se vacinou. Sabemos muito bem que só através da vacinação poderemos vencer essa batalha contra a Covid”, afirmou, destacando a megaestrutura para o Dia D de vacinação contra a Covid, incluindo a distribuição de 200 mil doses extras de imunizantes por todo o Estado.
 
“Vencer uma guerra só com união. Isso que a Prefeitura de João Pessoa está fazendo é o reflexo dessa união. Tenho recebido informações de que está tendo uma festa em todo o Estado no dia de hoje”, prosseguiu João Azevêdo, conclamando a população a se vacinar.


 
O prefeito Cícero Lucena destacou que, com a vacinação completa, a população poderá retornar à normalidade. “Em parceria com o Governo do Estado, que está estimulando a vacinação em todos os municípios da Paraíba, essa ação nos dá a oportunidade de avançarmos ainda mais na imunização, isso irá nos ajudar para que possamos voltar ao normal de nossas vidas, às atividades econômicas, ao lazer, com a felicidade de comemorarmos o novo momento com o aprendizado das dificuldades que passamos”, disse.
 
Já o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, lembrou que, mesmo após o Dia D, os pontos de vacinação vão continuar abertos para pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos, com a dose de reforço, e os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem receber a vacina da Pfizer. “Nós esperamos que pelo menos 60% dessa população seja vacinada, para que tenhamos cada vez menos óbitos e pessoas hospitalizadas”, acrescentou em referência aos mais de 500 mil paraibanos que não tomaram a primeira dose. 
 
Neste sábado, não é necessário agendamento. O usuário deverá postar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacina, caso já tenha tomado a primeira dose.
 
Além de auxiliares do Governo do Estado e também da Prefeitura de João Pessoa, a abertura oficial do Dia D de Vacinação contra a Covid foi prestigiada pelo deputado estadual João Gonçalves.
O governador João Azevêdo visitou, ainda, um dos 11 postos de vacinação em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, onde parabenizou os profissionais envolvidos na ação e conversou com populares que estavam se vacinando.
 
Por último, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e do deputado estadual João Gonçalves, o chefe do Executivo estadual visitou as obras de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Tibiri, também em Santa Rita. 


 
População aproveita oportunidade – Bem antes do horário da abertura da vacinação contra a Covid-19, já era grande o número de pessoas na Integração do Parque Solon de Lucena que buscavam se imunizar.
 
Este foi o caso do pedreiro Edivando dos Santos. Aos 54 anos, ele não tinha tomado sequer a primeira dose. “Eu tive problemas no agendamento e, além disso, a correria do dia a dia dificultou bastante. Por isso, fiquei muito feliz com essa iniciativa, que facilitou bastante a minha vida”, disse. 
 
Sentimento compartilhado pela dona de casa Dinalva Cavalcanti. A moradora do bairro Ilha do Bispo, de 54 anos, viu no Dia D a oportunidade de completar o ciclo de imunização. “Por várias razões, eu demorei muito para tomar a primeira dose. Então, quando soube que hoje iria ter essa campanha aqui na Lagoa, não perdi tempo”, comentou.
 
O estudante Sidney Melo, aos 22 anos, também não perdeu a oportunidade de tomar a primeira dose. “Eu já ia agendar, mas quando soube que hoje não precisava, não perdi e vim para cá, já que moro perto daqui, no Porto do Capim”, disse.
 
Foram disponibilizados dois tipos de postos: os fixos, que são as salas de vacinação convencionais, e os volantes, que estão fora das unidades de saúde para facilitar o acesso da população.