ORCRIM GIRASSOL: Desvios bancaram obras do canal 40. Ricardo e mais 6 são denunciados por lavagem de dinheiro

Daniel Gomes / Ricardo Coutinho

O Ministério Público da Paraíba, ofereceu nova denúncia contra o ex-Governador Ricardo Coutinho, no bojo das investigações da operação Calcário.

Segundo a nova denúncia, a associação criminosa formada pelo ex-governador Ricardo Coutinho, seu irmão Coriolano Coutinho, sua irmã Valéria Vieira Coutinho, o ex-Secretário Ivan Burity, a ex-Secretária Livânia Farias, o empresário Paulo César Dias Coelho e Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro, praticaram o crime de lavagem de dinheiro em obras e serviços realizados na sede do canal 40.

Fonte: MPPB

Os valores seriam desviados do Governo do Estado através de contratos com Organizações Sociais, contratadas para gerir hospitais públicos, a exemplo do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O custo apenas de água e energia do canal 40, por mês, era de R$ 500 mil reais segundo a denúncia, bancados integralmente com dinheiro da corrupção.

Os responsáveis pela arrecadação seriam o ex-Secretário Ivan Burity e o irmão do ex-governador, Coriolano Coutinho.

A gerência do canal 40 cabia a Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro, que destinava o dinheiro da propina para a manutenção e conservação do espaço.