Quatro anos da Covid-19: Brasil ainda enfrenta o vírus, mas avança na vacinação

Há quatro anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava a pandemia de Covid-19. Desde então, o mundo viveu momentos desafiadores, com milhões de casos e mortes pela doença. No Brasil, o cenário não foi diferente. O país já registrou mais de 38 milhões de infectados e 710 mil óbitos.

Em 2024, a doença voltou a ganhar força. Nas últimas semanas, o Brasil ultrapassou a marca de 70 mil novos casos em uma semana. Até o dia 7 de março, foram registradas 1.789 mortes pela Covid-19 no ano.

Avanços na vacinação

Apesar dos desafios, o Brasil avançou na campanha de vacinação contra a Covid-19. Mais de 517,7 milhões de doses foram aplicadas desde o início da imunização. Mais de 33 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço com a vacina bivalente. Entre a população indígena, 1,4 milhão de pessoas foram imunizadas, e 1,8 milhão de quilombolas também já receberam a vacina.

Memorial para as vítimas

Em homenagem às vítimas da Covid-19, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa nesta segunda-feira (11) de um seminário para a criação de um memorial. O evento reunirá especialistas, autoridades e profissionais que atuaram no combate à doença. A programação segue até terça-feira (12) com o tema “Direito à memória; lembrar para aprender.”

Desafios e perspectivas

Quatro anos após o início da pandemia, o Brasil ainda enfrenta a Covid-19. No entanto, a vacinação e o aprendizado adquirido durante esse período são ferramentas importantes para o controle da doença. A criação de um memorial para as vítimas é uma forma de homenagear aqueles que se foram e de manter viva a memória da pandemia.