Ucrânia em perigo: Chefe do Pentágono faz alerta e busca apoio dos aliados

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, alertou nesta terça-feira (19) que a sobrevivência da Ucrânia está em jogo, durante a reunião mensal do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia (UDCG) na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

Risco à segurança americana: Austin salientou que a situação na Ucrânia não é apenas uma questão de sobrevivência e soberania para o país, mas também de honra e segurança para os Estados Unidos. “Hoje, a sobrevivência da Ucrânia está em perigo e a segurança da América está em risco”, disse Austin numa coletiva de imprensa após a reunião.

“Saio daqui hoje totalmente determinado a manter o fluxo da assistência de segurança e das munições dos EUA”, disse ele.

Falta de financiamento: Apesar do compromisso americano, Austin não detalhou como Washington pretende continuar apoiando a Ucrânia sem financiamento adicional. A Casa Branca enfrenta dificuldades para encontrar recursos para Kiev, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson, recusa-se a convocar votação para um projeto de lei que forneceria mais US$ 60 bilhões à Ucrânia.

Impacto no terreno: A falta de recursos já está impactando as forças ucranianas, que lutam contra o avanço russo com recursos escassos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, apelou aos aliados por mais defesas aéreas, citando os intensos ataques russos com mísseis, drones e bombas guiadas.

Consequências: A sobrevivência da Ucrânia e a segurança regional estão em jogo no conflito. A comunidade internacional precisa encontrar soluções para garantir o fluxo de recursos para a Ucrânia e conter o avanço das tropas russas.